Gracias, Argentina! Hasta pronto!
A passagem de Djamila Ribeiro pela Argentina foi intensa. No início de agosto, a filósofa brasileira participou de três eventos na capital Buenos Aires, ancorados pelo lançamento das edições em espanhol de “Pequeno manual antirracista” (“Pequeño manual antirracista”) e “Cartas para minha avó” (“Cartas para mi abuela”), ambos pela editora Mandacaru. Confira mais detalhes:
No dia 4 de agosto, Djamila foi recepcionada no Museu de Arte Latino-Americana, o Malba, em evento que contou com a presença de professores, líderes de movimentos negros da Argentina e da ex-vice-presidente da Costa Rica, e atual presidenta do Fórum Permanente de Afrodescendentes das Nações Unidas, Epsy Campbell Barr. (Evento completo no YouTube do Malba).
“Agradeço a presença dos movimentos afro da Argentina na pessoa de Carlos Alvarez, da Agrupación Xangô, que apoiou esta turnê desde o início. Agradeço também a presença de escritoras, jornalistas, acadêmicas(os), ativistas representantes das mulheres Mapuche, e todas as pessoas que foram prestigiar e brindar essa grande noite”, escreveu Djamila na ocasião, em seu perfil do Instagram.
No dia 5, Djamila lançou “Cartas para mi abuela” no Instituto Guimarães Rosa, ligado à Embaixada do Brasil na Argentina. O evento contou com a mediação da professora e ativista Karina Bidaseca, e com a performance artística de Alejandra Egido.
No dia 6, foi a vez de Djamila apresentar ao público da Feira de Editores (FED) de Buenos Aires o seu “Pequeño manual antirracista”. Após sessão de autógrafos, a escritora participou de debate sobre ‘os feminismos e a luta antirracista’.
Pelo Instagram, Djamila agradeceu aos argentinos:
“Que intenso, Buenos Aires! Três eventos lotados, muitos encontros e entrevistas, até na TV Pública. Gratidão especial à editora Mandacaru pelas traduções dos livros e organização cuidadosa dos lançamentos. Agradecimentos especiais ao Malba, à Embaixada do Brasil na Argentina, aos movimentos afro argentinos. Gracias, Argentina! Hasta pronto!”.
Imprensa argentina
Durante a turnê por Buenos Aires, Djamila Ribeiro concedeu entrevistas aos sites Página 12 e Clarín, e à Agência Nacional de Notícias da Argentina (Télam).
Artigos Relacionados
10 de julho de 2023
Depois de sucesso em Portugal, Djamila se prepara para a Argentina
21 de dezembro de 2022
Djamila Ribeiro lança novo website
21 de dezembro de 2022
Djamila Ribeiro é capa da Forbes Life