Revista Marie Claire entrevista Djamila Ribeiro
Em entrevista a Marília Kodic, pela revista Marie Claire, Djamila Ribeiro falou sobre carreira, luta política e projetos futuros, entre outros temas. A filósofa brasileira falou de sua atuação à frente do Instituto Feminismos Plurais e da importância da criação do selo Sueli Carneiro para a divulgação da produção intelectual de autores e autoras negras. Falou também do lançamento da edição em inglês de Lugar de fala, e da alegria de ter o livro prefaciado pela escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
“Eu a conheci no ano passado, no Rio de Janeiro, e ela foi de um afeto profundo. Disse que queria me ler, e, quando contei que ia sair em inglês, ela ficou entusiasmada e se ofereceu para fazer parte. Fiquei chocada. Ela mandou o prefácio no dia 11 de julho, nunca vou esquecer esse dia”.
Sobre a diversidade de seu público leitor, Djamila destacou o papel fundamental de suas obras na ampliação de debates para além do universo acadêmico.
“Se falo de temas que dizem respeito à transformação da sociedade, parece contraditório falar somente com um determinado tipo de pessoa. Me toca mais quando pessoas que cresceram alheias a esse debate me abordam, sejam trabalhadoras domésticas do Grajaú ou alunos de um colégio de elite que estão estudando meu livro”.
Confira a entrevista completa clicando no link
Foto: Cassia Tabatini
Artigos Relacionados
13 de outubro de 2023
Djamila Ribeiro é premiada em Washington por ações no Instituto Feminismos Plurais
7 de outubro de 2023
Santos: Djamila realiza palestra na Semana de Educação Paulo Freire
25 de setembro de 2023
Nairóbi: Djamila Ribeiro participa do Macondo Literary Festival