Djamila Ribeiro

As homenagens de Djamila Ribeiro a Maryse Condé

Redação

8 de abril de 2024

“Porque tanto viva quanto morta, visível quanto invisível, eu continuo tratando e curando. Mas, sobretudo, eu me atribuí outra tarefa […]. Alimentar sonhos de liberdade. De vitória. Não tendo uma revolta que eu não tenha feito nascer.” (‘Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salem’)

A literatura mundial perdeu uma de suas grandes vozes com a partida de Maryse Condé, no último dia 2 de abril. Nascida na ilha de Guadalupe, território ultramarino francês no Caribe, Condé deixou um legado literário poderoso, que continua a inspirar leitores ao redor do mundo.

“A velha feiticeira se despediu desse plano e se juntou às ancestrais. Maryse Condé, mulher negra caribenha, dileta filha da ilha de Guadalupe, fez a passagem aos 90 anos de uma vida que está eternizada no hall de gigantes da literatura mundial”, escreveu Djamila Ribeiro em sua coluna desta semana na Folha de S. Paulo, destacando o estilo único que transformou Condé em uma das mais prestigiadas autoras da contemporaneidade.

“Palavras não chegarão à altura do que Maryse representou. No caldeirão da magia caribenha, reinventou formas de contar histórias em livros que alimentam leitoras e leitores apaixonados por histórias fantásticas, independentes de proselitismos, ao mesmo tempo em que são rebeldes. São textos que fogem ao essencialismo e abraçam a honestidade, e, talvez por isso, seja uma das mais consagradas escritoras da literatura em francês no último século”.

Djamila também homenageou Condé no Instagram, logo após tomar conhecimento da partida da escritora guadalupense.

“Acordo com a notícia da passagem de Maryse Condé, uma das gigantes da literatura de todos os tempos, mulher caribenha que iluminou nossos pensamentos e coloriu a magia das mulheres com seus escritos poderosos. Condé viverá para sempre em seus livros e nos nossos corações”.

Crédito da imagem: Editora Rosa dos Tempos

Artigos Relacionados

Djamila Ribeiro se reúne com presidente francês Emmanuel Macron

29 de março de 2024

Djamila Ribeiro se reúne com presidente francês Emmanuel Macron


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro lança novo website


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro é capa da Forbes Life