“E hoje, das nossas lutas sociais
De Alziras e Djamilas e outras mais
Ecoa o meu cantar!”
O público lotou as arquibancadas da Passarela do Samba Dráusio da Cruz, em Santos, na madrugada do dia 3 de fevereiro, para ver o primeiro dia de desfile das escolas de samba da cidade. Segunda a desfilar, a União Imperial contou com a presença de Djamila Ribeiro, uma das homenageadas pela agremiação.
No Instagram, a filósofa brasileira falou da emoção com a experiência: “Ser homenageada por uma das mais tradicionais escolas de samba de Santos, na cidade onde cresci, meu berço, foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida”.
Djamila também exaltou a qualidade do samba-enredo e o desempenho da escola na avenida: “A União Imperial foi impecável, o desfile foi uma verdadeira aula enaltecendo figuras históricas e atuantes na Baixada Santista, o samba, além de contagiante, é de uma qualidade imensa. A Escola veio vitoriosa! Lindo ver D. Alzira Rufino e a Casa de Cultura da Mulher Negra sendo destacadas e reverenciadas”.
Os agradecimentos de Djamila se estenderam aos companheiros e companheiras da escola de sua cidade natal: “Toda minha gratidão à comunidade que me abraçou de um modo muito especial e acolhedor. Foi uma honra inenarrável fazer parte desse Carnaval! Obrigada! Deixo agradecimento especial ao presidente, ao Ivo Evangelista e ao Diretor de Carnaval Rubens Gordinho. Santos mostrou suas raízes carnavalescas e marca o início dos desfiles de escolas de samba no Estado de São Paulo. Parabéns a toda a cidade que se mobilizou por essa noite apoteótica!”, completou.
O desfile
O samba-enredo da União Imperial falou da azeviche, uma pedra preta, milenar e valiosa, levando mais representatividade para o carnaval de Santos. Na passarela do samba, a escola homenageou figuras históricas como Pai Felipe, Quintino de Lacerda, Luiz Gama, Esmeraldo Tarquínio, Djamila Ribeiro e Alzira Rufino.