Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro celebra sete anos de lançamento de ‘Lugar de Fala’

Redação

18 de novembro de 2024

Nesse domingo, 17 de novembro, completaram-se sete anos desde a publicação da 1ª edição de ‘Lugar de Fala’. Título de estreia da Coleção Feminismos Plurais, a obra, nas palavras da própria Djamila, “marcou de forma incontornável o debate público no Brasil”Em seu perfil no Instagram, a filósofa brasileira escreveu um texto lembrando a data e anunciando que vem novidade por aí!

7 anos da publicação de Lugar de Fala

Hoje faz 7 anos que Lugar de Fala foi lançado. O primeiro título da Coleção Feminismos Plurais e que marcou de forma incontornável o debate público no Brasil. No primeiro lançamento no Rio de Janeiro, em 2017, fechamos uma rua na Lapa para mais de 3 mil pessoas. E assim foi nos anos seguintes: milhares de pessoas em Belo Horizonte, Natal, Salvador, São Luís, Porto Alegre, Fortaleza, Rio Branco, Brasilia, Teresina, São Paulo, e centenas de cidades do interior de vários estados. Foram lançamentos em todas as regiões do Brasil. Caminhei muito por esse país… batemos recorde de público em várias cidades.

Traduzido para 6 idiomas, Lugar de Fala é leitura obrigatória para o vestibular da Universidade Federal do Paraná e está presente em diversas bibliografias de cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e exterior. Doamos dezenas de milhares de exemplares da Coleção para inúmeras iniciativas e ja chegamos a 2025 com mais de 600 mil livros vendidos.

A Coleção Feminismos Plurais é um marco no mercado editorial brasileiro, um divisor de águas. Um projeto independente que abriu caminhos para a popularidade de diversos autores negros e negras e influenciou editoras grandes a fazerem o mesmo, como podemos constatar atualmente. São 14 títulos publicados, 7 traduzidos para o francês e três para o italiano. Conseguimos internacionalizar o projeto. Ao todo, no selo editorial que coordeno, são 27 livros publicados desde 2017 e todos escritos por pessoas negras.

Hoje, dos EUA, participando de eventos de lançamento da edição em inglês de Lugar de Fala (Where We Stand) por várias cidades, celebro a coragem de ter escrito esse livro e ter trabalhado com afinco para a democratização da autoria negra no Brasil.

Gratidão a todas as pessoas que tornaram esse sonho possível. Em breve, trarei novidades sobre os próximos passos da Coleção! Axé!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Djamila Ribeiro (@djamilaribeiro1)

Artigos Relacionados


13 de novembro de 2024

Djamila Ribeiro retoma agenda de lançamentos de ‘Where We Stand’ nos EUA


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro lança novo website


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro é capa da Forbes Life