Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro celebra sete anos de lançamento de ‘Lugar de Fala’

Nesse domingo, 17 de novembro, completaram-se sete anos desde a publicação da 1ª edição de ‘Lugar de Fala’. Título de estreia da Coleção Feminismos Plurais, a obra, nas palavras da própria Djamila, “marcou de forma incontornável o debate público no Brasil”Em seu perfil no Instagram, a filósofa brasileira escreveu um texto lembrando a data e anunciando que vem novidade por aí!

7 anos da publicação de Lugar de Fala

Hoje faz 7 anos que Lugar de Fala foi lançado. O primeiro título da Coleção Feminismos Plurais e que marcou de forma incontornável o debate público no Brasil. No primeiro lançamento no Rio de Janeiro, em 2017, fechamos uma rua na Lapa para mais de 3 mil pessoas. E assim foi nos anos seguintes: milhares de pessoas em Belo Horizonte, Natal, Salvador, São Luís, Porto Alegre, Fortaleza, Rio Branco, Brasilia, Teresina, São Paulo, e centenas de cidades do interior de vários estados. Foram lançamentos em todas as regiões do Brasil. Caminhei muito por esse país… batemos recorde de público em várias cidades.

Traduzido para 6 idiomas, Lugar de Fala é leitura obrigatória para o vestibular da Universidade Federal do Paraná e está presente em diversas bibliografias de cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e exterior. Doamos dezenas de milhares de exemplares da Coleção para inúmeras iniciativas e ja chegamos a 2025 com mais de 600 mil livros vendidos.

A Coleção Feminismos Plurais é um marco no mercado editorial brasileiro, um divisor de águas. Um projeto independente que abriu caminhos para a popularidade de diversos autores negros e negras e influenciou editoras grandes a fazerem o mesmo, como podemos constatar atualmente. São 14 títulos publicados, 7 traduzidos para o francês e três para o italiano. Conseguimos internacionalizar o projeto. Ao todo, no selo editorial que coordeno, são 27 livros publicados desde 2017 e todos escritos por pessoas negras.

Hoje, dos EUA, participando de eventos de lançamento da edição em inglês de Lugar de Fala (Where We Stand) por várias cidades, celebro a coragem de ter escrito esse livro e ter trabalhado com afinco para a democratização da autoria negra no Brasil.

Gratidão a todas as pessoas que tornaram esse sonho possível. Em breve, trarei novidades sobre os próximos passos da Coleção! Axé!

Sair da versão mobile