Djamila Ribeiro estará na Bahia entre os dias 13 e 15 de março para uma série de eventos.
No dia 13, ao meio-dia, a filósofa brasileira será entrevistada ao vivo pela Band Bahia.
No dia 14, em Salvador, a partir das 18h30, Djamila irá ministrar uma aula magna no teatro da Universidade do Estado da Bahia, Uneb, campus do bairro de Cabula. A iniciativa é promovida pela Uneb – Camaçari e tem entrada gratuita.
A aula terá a presença também da militante, pesquisadora e escritora Carla Akotirene, autora de “Interseccionalidade”, um dos 14 títulos da coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro.
Após a aula, será realizada uma sessão de autógrafos. O encontro marca a inauguração do curso de especialização em Direitos Humanos e Sociais da Uneb.
“É uma felicidade imensa estar novamente na Bahia, o estado mais negro do Brasil, com mais de 80% da população preta ou parda. Esta é a segunda vez que venho a um evento da Uneb. Tenho certeza de que a troca com o público será enriquecedora. Espero vocês lá”, convoca Djamila.
No dia 15, também em Salvador, Djamila Ribeiro acompanha a estreia do espetáculo teatral “Pequeno Manual Antirracista”. Com dramaturgia e direção de Aldri Anunciação e estrelado por Luana Xavier, a peça é livremente inspirada no premiado livro homônimo de Djamila.
“Um livro que ganhou o Brasil, lido e estudado nas escolas, universidades, bibliotecas comunitárias; presente em formação de educadores, empresas, amigo secreto, festas de fim de ano. Um livro que estourou bolhas e a cada dia me surpreende pelo alcance e por contribuir para uma educação antirracista. E, agora, ganha uma nova linguagem, um outro olhar e perspectivas. Atingirá outros públicos, mentes e corações”, afirma a filósofa e escritora.
Companheiras de jornada
Acompanham Djamila em todos os eventos em Salvador a juíza do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Flávia Monteiro, a militante contra a intolerância religiosa, Mãe Marcia, e a Ekedy Sueli.
Mãe Marcia de Obaluayiê, yalorixá há mais de 30 anos à frente do Ilê Axé D’Oluaiye Ni Oyá, terreiro descendente da Casa Branca na Bahia. Mãe Márcia também é conhecida por desempenhar um trabalho social de educação e assistência social no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro, que alcança mais de 200 famílias na região.
Documentário
Ao longo da viagem, serão filmados trechos de um documentário sobre o trabalho realizado por Djamila Ribeiro, dirigido por Nicole Gullane e Liz Dórea, ainda sem data para estrear.
Serviço
Aula magna na Uneb
14 de março
18h30
Entrada gratuita
Local: Teatro do campus da Uneb, no bairro Cabula, em Salvador (BA), que fica na R. Silveira Martins, 2555
Temporada Salvador de “Pequeno Manual Antirracista”
15 a 31 de março
Sessões às sextas (20h), sábados (16h e 20h) e domingos (17h)
Local: Teatro Goethe – Institut: Avenida Sete de Setembro, 1809, Salvador
Mais informações: https://www.instagram.com/manualantirracistaapeca/