Djamila Ribeiro foi uma das homenageadas da edição deste ano do Troféu Raça Negra, promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Afrobras. A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (20), em São Paulo.
Lançado em 2001, o Troféu Raça Negra celebra personalidades atuantes no combate ao racismo e na defesa da população negra. Desde 2004 é realizado anualmente, “com o objetivo de reconhecer e enaltecer pessoas que contribuem em diversas atividades, propiciando às futuras gerações o registro da determinação, trabalho, perseverança e exemplo público na construção de uma sociedade mais plural”, diz o site oficial.
Em seu perfil do Instagram, Djamila falou da satisfação de ser uma das homenageadas da 21ª edição do prêmio.
“Foi uma grande honra ser uma das homenageadas no mais importante prêmio da comunidade negra brasileira. A Sala São Paulo recebeu o povo para celebrar pessoas que vêm transformando o Brasil, numa edição merecidamente dedicada à grande Glória Maria”.
Nas redes sociais, a filósofa brasileira também agradeceu à organização do evento e dedicou o Troféu aos pais.
“Agradeço à Universidade Zumbi dos Palmares, na pessoa do magnífico reitor José Vicente, e dedico esse prêmio à minha mãe e meu pai, representantes da classe trabalhadora desse país, que tanto lutaram para que eu pudesse estar aqui”.
Reconhecimento
No site da premiação, a organização do Troféu Raça Negra destaca alguns dos motivos que levaram à escolha de Djamila Ribeiro como uma das homenageadas: “Djamila é incansável na sua trajetória de contribuição à valorização e empoderamento das mulheres negras e combate ao racismo”.
O texto também ressalta a atuação de Djamila no mercado editorial brasileiro: “Para dar luz a outros escritores negros, criou o “Selo Sueli Carneiro”, viabilizando a publicação de livros de mais de 25 autores negros, com preços acessíveis”.
Confira no site da premiação a lista completa de homenageados da 21º edição do Troféu Raça Negra: https://trofeuracanegra.com.br/