A Inter-American Dialogue, que reúne presidentes de países do continente americano, líderes de agências multilaterais e empresas multinacionais , acaba de anunciar a filósofa e escritora brasileira Djamila Ribeiro como homenageada da 8ª Edição do prêmio “Leadership for Americas”, a ser realizada no dia 9 de novembro, na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.
“Ribeiro receberá o prêmio de Liderança em Igualdade de Gênero e Inclusão Racial. Seu engajamento público na defesa de direitos e em iniciativas educacionais desempenharam um papel fundamental na promoção da conscientização, inclusão e ações políticas relacionadas a questões de raça e gênero na sociedade brasileira”, destaca o anúncio da premiação no site da Inter-American Dialogue, organização dedicada ao fortalecimento da democracia e à promoção da governança e da equidade social na América Latina e Caribe.
A organização também ressalta a atuação de Djamila Ribeiro como coordenadora do Instituto Feminismos Plurais, surgido da coleção de livros homônima, e que, atualmente, realiza em São Paulo atendimentos presenciais com formação intelectual e profissional e atendimento terapêutico para pessoas pertencentes a grupos vulnerabilizados.
“Estou muito feliz e honrada pelo reconhecimento tão importante ao trabalho que estamos fazendo no Brasil. O Instituto Feminismos Plurais vem sendo construído para que mulheres possam contar com um espaço de acolhimento e potência. Ver o trabalho editorial e o Instituto Feminismos Plurais reconhecidos em um espaço tão emblemático é emocionante”, afirma Djamila Ribeiro.
Sobre o prêmio
O evento reúne anualmente diversos líderes de todas as Américas cujas contribuições têm sido fundamentais para o enfrentamento dos desafios mais urgentes que a região enfrenta.
A premiação em 2023 terá como foco principal a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. “Pretendemos destacar a necessidade crítica de políticas e iniciativas que melhorem as populações vulneráveis, garantindo que os benefícios do progresso e da democracia sejam partilhados por todos”, informa a Inter-American Dialogue.
A escolha do local, segundo a organização, tem uma importância simbólica, “já que a OEA serve como um centro para o diálogo e colaboração entre os países das Américas”.
Serviço
VIII Leadership for the Americas Awards Gala
Hall of the Americas – Organization of American States (OAS)
201 18th St NW, Washington, DC – 20006
9 de novembro, a partir das 18 horas (horário local)
Imprensa: press@thedialogue.org