Foi inaugurada, na terça-feira, 5, a nova sede do Espaço Feminismos Plurais, em São Paulo. Em uma noite de celebração, Djamila Ribeiro e Sidnei Nogueira realizaram uma sessão de autógrafos para o público presente. O professor e babalorixá Sidnei Nogueira é o autor de “Intolerância Religiosa”, um dos títulos lançados pela Coleção Feminismos Plurais (editora Jandaíra).
Em sua fala, Djamila fez questão de apresentar a equipe do Espaço, ressaltando que a casa está aberta, de segunda a sábado, a todas que necessitem de acolhimento.
Professor Sidnei Nogueira exaltou o trabalho realizado por Djamila na busca pela ampliação do alcance da produção intelectual de autores e autoras negras:
“A primeira vez que senti minha escrita realmente respeitada foi a convite de Djamila, com o “Intolerância Religiosa”. E olha que eu já era doutor. O caminho para nós, pessoas negras, é sempre mais demorado. Mas com Djamila, estamos subvertendo essa lógica tardia. Autônoma e líder de si mesma, como Oxossi, Djamila vai à caça e depois distribui. Quero agradecê-la pela generosidade típica do caçador, e pela caça abundante que tem produzido para nós, existências negras. ‘Celebramos o que temos, para receber o que merecemos’, disse, sob aplausos.
Professor Sidnei também falou da importância do Instituto Feminismos Plurais:
Esse encontro, esse espaço, a Coleção Feminismos Plurais, tudo isso é um fazer revolucionário. Sabemos que para a existência negra não é fácil de fazer, não é a praxe. Então, o que estamos construindo juntos é revolucionário. Queremos servir de inspiração para os mais jovens. Como aqueles que vieram antes de nós, Abdias do Nascimento, Lélia Gonzales, Sueli Carneiro, e tantos outros que nos inspiraram. Agora é a nossa hora, porque é sobre ancestralização e imortalidade. Na nossa cultura, nos esforçamos para não morrer. Nossa cultura é a da memória, dos lugares preenchidos, do não-esquecimento. E quando fazemos, sabemos que não cairemos no esquecimento. Que possamos ser amplificadores, como voz de Exu”, concluiu. Confira no site do site do Espaço Feminismos Plurais todos os serviços ofertados à comunidade.