‘Ganhar o mundo’: coletânea feminista internacional traz Djamila Ribeiro entre as autoras

Redação

31 de março de 2025

Lançado no Brasil pela Ubu Editora, Ganhar o mundo: Sobre Os Legados Feministas é uma coletânea que reúne algumas das vozes mais potentes do pensamento feminista contemporâneo. A publicação original, organizada por Verónica Gago, nasceu de um esforço coletivo transnacional que articula teoria e prática em diferentes territórios de luta. Com textos de autoras de trajetórias diversas, o livro convida a conhecer experiências feministas que atravessam continentes, contextos históricos e realidades sociais.

Djamila Ribeiro também assina a Nota à edição brasileira. “Um livro publicado originalmente na França, e que agora chega ao Brasil pela Ubu, reunindo nomes importantes de feministas ao redor do mundo. Tenho muita alegria de fazer parte desse panteão feminista, pensando esses projetos de emancipação feminina”, ressaltou a filósofa brasileira, em vídeo publicado no Instagram.

No capítulo “A maternidade pela ótica das Yabás”, Djamila propõe, a partir das cosmologias africanas e da força simbólica das divindades femininas no candomblé, uma reflexão sobre maternidade, cuidado e resistência, recuperando saberes ancestrais que desafiam as lógicas ocidentais coloniais.

Ganhar o mundo traz à tona histórias insurgentes que vão da África francófona dos anos 1950 às comunistas negras britânicas dos anos 1970; das lutas curdas às vozes da Revolução de Outubro no Iraque; das perspectivas feministas no meio editorial francês ao movimento Ni Una Menos na América Latina. Autoras como Françoise Vergès, Lola Olufemi, Sayak Valencia, Zahra Ali, Rama Salla Dieng e Silvia Federici compõem essa constelação de vozes que escrevem desde suas encruzilhadas — cruzando raça, classe, gênero e território.

A presença de Djamila Ribeiro, referência incontornável da luta antirracista e do feminismo negro no Brasil, reforça o compromisso do livro com uma epistemologia plural e situada.

O livro convida a sair da própria experiência e ganhar um mundo de histórias feministas, aprendendo com o legado de mulheres dos quatro cantos da Terra.⁠

📦 Quem assinar o Circuito Ubu durante o mês de março recebe o livro Ganhar o mundo, um lenço verde com o lema “Feminismos em luta” e acesso a conteúdos exclusivos. Link na bio!

Artigos Relacionados


20 de março de 2025

Djamila Ribeiro comemora pré-estreia de filme sobre Milton Nascimento


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro lança novo website


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro é capa da Forbes Life

Sair da versão mobile