Na última quarta-feira, 3 de janeiro, Djamila Ribeiro participou do ensaio da União Imperial, escola de samba de Santos, que, este ano, tem a filósofa brasileira como uma de suas homenageadas.
Em seu Instagram, Djamila compartilhou algumas fotos do evento, ressaltando a alegria de ser lembrada pela agremiação de sua cidade natal.
“Uma honra imensa ser uma das homenageadas do samba-enredo da tradicional agremiação santista União Imperial. Hoje fui recebida com todas as honras e amor na quadra da Escola, recebi a honra de sambar em frente à bateria nota 10 e vivi um momento único. Ser homenageada na nossa cidade tem um gosto muito especial, ser reconhecida pela nossa comunidade é muito emocionante!”, postou.
Samba-enredo
Desenvolvido pelos carnavalescos Renan Ribeiro e Wallacy Vinycios, o enredo Azeviche – A ascensão da áurea cor leva à ‘avenida’ as raízes culturais da União Imperial, para reafirmar a relevância social e étnico-racial da negritude como símbolo do movimento politico e libertário na cidade de Santos.
“E hoje…
Das nossas lutas sociais
De Alziras, Djamilas e outras mais
Ecoa o meu cantar”, diz trecho da letra.
Em suas redes, Djamila também agradeçeu à comunidade santista, ao presidente Luiz Alberto Martins, ao vice-presidente Ivo Evangelista e ao diretor da escola, Rubens Gordinho, nas palavras dela, “pelo lindo reconhecimento”.
“Gratidão, Nação Verde e Rosa do Marapé, nos vemos no desfile!”, finalizou.
União Imperial
Fundada no dia 20 de março de 1976, formada por filhos de sambistas do bairro do Marapé, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União Imperial é 11 vezes campeã do carnaval santista: 1980, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1993, 1994, 1997, 2018 e 2019.
A agremiação é afilhada da Estação 1ª de Mangueira, do Rio de Janeiro, e o símbolo, uma águia, faz referência à Portela, outra escola de samba carioca.
A União Imperial desfila no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá!
*Com informações da Folha Santista