Na última quinta-feira, 14, Djamila Ribeiro ministrou Aula Magna na Universidade do Estado da Bahia, em noite de inauguração do curso de pós-graduação em Direitos Humanos da instituição.
“Faltam palavras para agradecer a recepção honrosa da comunidade da Uneb”, afirmou a filósofa, lembrando que o dia 14 de março é carregado de significados para os brasileiros.
“Quis a ancestralidade brasileira que 14 de março fosse uma data emblemática para esse país. Infelizmente, nessa data relembramos com revolta e tristeza o brutal assassinato de Marielle Franco, mas também honramos e cuidamos de suas sementes. Também nessa data festejamos o legado da literatura negra brasileira, a partir do nascimento de Carolina Maria de Jesus e Abdias do Nascimento, preenchendo aquele auditório lotado com um astral ainda mais especial”.
A Aula Magna de Djamila foi sobre epistemicídio como violação de direitos humanos. Ela agradeceu à toda a comunidade Unebiana. “Ao final, fui abraçada pelo público. Foi uma linda noite e posso dizer que fui, por uma noite, Unebiana, com orgulho. Espero voltar em breve. Obrigada”, destacou em seu perfil no Instagram.