No último final de semana, Djamila Ribeiro participou do NBO Litfest, festival literário de Nairóbi, capital do Quênia. Em seu perfil no Instagram, a filósofa brasileira exaltou a importância das conexões internacionais e do intercâmbio cultural na luta feminista e antirracista:
“Gratidão, Nairóbi. Eu simplesmente adorei voltar e, dessa vez, participar de duas mesas dentro da programação do NBO Litfest (@nbolitfest.) Poder dialogar sobre feminismo com feministas do Quênia foi algo encantador, sobretudo encontrar as similaridades e alianças”.
Djamila também falou da expectativa do público para a publicação de “Where We Stand”, versão em inglês de “Lugar de Fala”, que será lançado em agosto pela Yale University Press: “Muitas pessoas participando, ansiosas pela publicação da edição em inglês de Lugar de Fala, trocas riquíssimas”; e agradeceu à organização do NBO Litfest, ao embaixador do Brasil em Nairóbi, Silvio José Albuquerque e Silva, e à ministra conselheira da Embaixada do Brasil em Nairóbi, Adriana Telles Ribeiro, por todo o apoio prestado durante a viagem.
“Nairóbi já mora em meu coração. Volto para o Brasil com a certeza de que é um até logo”, finalizou Djamila.
Sobre o NBO LitFest
Enraizado nas bibliotecas públicas de Nairóbi, o NBO LitFest celebra a arte, a cultura e o “potencial ilimitado do conhecimento”, sendo uma plataforma dinâmica que une escritores, artistas e pensadores de diversos países com a comunidade local.