Como podemos impactar positivamente a realidade de grupos sociais historicamente marginalizados? O que eu, do meu lugar, posso fazer para ser um agente da transformação? Estas foram algumas das questões levantadas por Djamila Ribeiro em palestra realizada para professoras e professores da rede pública da Baixada Santista, no dia 22 de setembro, dentro da programação da Semana de Educação Paulo Freire, promovida pela Prefeitura de Santos.
Em visita à sua cidade natal, a escritora brasileira também participou de solenidade na Câmara Municipal.
“No dia 22 de setembro, estive na minha cidade Santos para dois momentos especiais: ministrar formação para educadores da rede municipal dentro da programação da Semana de Educação Paulo Freire e para celebrar minha querida amiga Augusta de França Oliveira, companheira de luta, que recebeu o título de Cidadã Emérita da Cidade, ao lado da educadora Alcielle dos Santos”, escreveu Djamila no Instagram.
Carnaval santista
Em primeira mão, a filósofa contou que será uma das homenageadas nas comemorações do carnaval santista do ano que vem.
“Encontrei com o diretor de Carnaval Rubens Gordinho e o presidente Pelé da Escola de Samba União Imperial que, no próximo Carnaval, homenageará personalidades negras de Santos. Fiquei muito feliz por saber que serei uma delas, inclusive citada no samba. Agradeço a toda diretoria pelo carinho e homenagem”, destacou em seu perfil nas redes sociais, e finalizou: “Há resistência em Santos ❤️🔥🏹”.