Djamila Ribeiro

‘Where We Stand’: Djamila Ribeiro e Ibram X. Kendi debatem racismo em aula pública na NYU

Na última terça-feira (24), Djamila Ribeiro deu início a uma série de eventos de lançamento de ‘Where We Stand’ (Yale University Press), edição em inglês de ‘Lugar de Fala’.

E que início!

A filósofa brasileira ministrou uma aula pública na New York University, na companhia de Ibram X. Kendi, renomado professor da Boston University e best-seller nos EUA. O escritor, nas palavras da própria Djamila, foi uma das fontes de inspiração para a escrita de ‘Pequeno Manual Antirracista’.

Em seu perfil no Instagram, a filósofa brasileira falou sobre o evento, realizado no Cantor Film Center.

“Foi uma noite muito especial para a Andrés Bello Chair, cadeira da New York University que tenho a alegria de ocupar neste semestre. Tive a honra de contar com a companhia de Ibram X. Kendi, para uma aula pública sobre aproximações do antirracismo no Brasil e nos Estados Unidos. Fluiu uma energia incrível e uma troca rica de saberes no Cantor Film Center, da NYU. Agradeço imensamente a todas as pessoas presentes, ao KJCC e ao CLACS da NYU, departamentos vinculados à Andrés Bello Chair, na pessoa dos professores Dylon Robbins e Jordana Meldenson, pela acolhida, parceria e promoção deste evento”, escreveu.

Djamila ressaltou a importância do fortalecimento do diálogo entre escritores do Norte e do Sul Global.

“Acredito que a aula pública de terça foi uma ação antirracista em si, principalmente quando escritores do Sul e do Norte Global estabelecem uma relação de troca. Sou profundamente grata por tê-lo conhecido e pelas pontes construídas”, celebrou.

A filósofa também fez questão de destacar a importância da obra de Ibram X. Kendi para a luta antirracista.

“Quero deixar um agradecimento especial a Ibram X. Kendi pela poderosa troca, com palavras de força, graça e regeneração. Ibram já esteve no topo da lista de best-sellers do NY Times com cinco livros diferentes sobre antirracismo e se tornou a pessoa mais jovem da história a receber o National Book Awards. Inspirada por sua obra de 2019, ‘How to Be an Antiracist’, escrevi, no mesmo ano, o Pequeno Manual Antirracista. Encerramos o evento com o sentimento de que o caminho é longo, mas cheio de possibilidades. Cada encontro como esse nos lembra que a luta antirracista é um compromisso coletivo, que se fortalece pela troca de ideias, de vivências e pelo apoio mútuo”.

Nesta quinta (26) ‘Where We Stand’ será lançado na Yale University, em conversa pública mediada por professores e professoras da instituição.

“Por ora, agradeço à ancestralidade, à força que me guia e me sustenta. Que Oxóssi continue abrindo os caminhos, e que possamos sempre avançar com sabedoria e coragem”, finalizou Djamila.

 

Fotos: Ezequiel Zaidenwerg-Dib (@zaidenwerg)

Sair da versão mobile